quinta-feira, 29 de março de 2012

IDÉIAS PARA APARTAMENTOS PEQUENOS

 Adorei essas idéias, espero que vocês também! Bom restinho de semana.

Área social e de trabalho

Pensado para um casal, esse apartamento de 50 m² precisava ter espaço para que um dos dois pudesse trabalhar enquanto o outro assistisse televisão. Por isso, a arquiteta bolou um móvel que servisse de escrivaninha ao lado do móvel da TV, aproveitando o ângulo da parede.


Estante vazada

Vazada, feita de laca branca, a estante é a única divisória nesse micro-apartamento de 32 m². Segundo a arquiteta ao mesmo tempo em que divide os ambientes, ela os une, ampliando assim o espaço.  Numa ponta, há uma base de estudos e na outra a mesa para refeições. A televisão tem uma base giratória, para que possa ser assistida tanto do quarto quanto da sala.
 


Cama inteligente

Em apenas 26 m², a arquiteta não podia criar muitos ambientes nessa quitinete. Então ela optou por fazer um único ambiente em que a cama e o armário predominam. A cama foi feita no estilo tatame. Uma de suas laterais se abre em dois baús para guardar roupa de cama, e sob ela estão três gavetões profundos, que recebem desde os sapatos, até os materiais de limpeza. O grande armário recebeu portas espelhadas, que além de ajudar a deixar o ambiente mais claro, não o deixam com cara de armário de quarto.




Integração visual

Madeira e cores claras são os elementos que conectam todos os ambientes desse pequeno apartamento projetado. Assim, os ambientes ficam mais integrado, dando a ilusão de um espaço mais amplo. No quarto dos dois meninos, os arquitetos fizeram uma cama beliche deslocada, permitindo o aproveitamento do espaço sob ela para nichos e prateleiras




Tudo sob medida

Os móveis e armários desse apartamento foram todos feitos sob medida. Assim, as arquitetas garantiram 100% de aproveitamento de espaço. Elas também optaram por integrar a cozinha com a sala e dar preferência às cores claras, fazendo os 46 m² do imóvel parecerem mais amplo.






Divisórias indefinidas

Apesar de não haver paredes nesse apartamento de 50 m² (???? parece muito maior), os ambientes estão bem definidos. A bancada deixa claro onde é a cozinha, ao mesmo tempo em que a estante vazada define o quarto da sala. A TV pode servir aos dois ambientes, por meio da rotação. A integração deixa o ambiente mais amplo, dando sensação de espaço.


 


Sem separação

Ligar os ambientes sociais do apartamento foi a forma que os arquitetos encontraram para deixá-lo visualmente mais amplo. Uma estante vazada é o que separa o home theater da sala de estar e a sala de jantar, ao lado das demais, tem somente uma bancada entre ela e a cozinha. A opção por cores claras e a entrada de muita luz contribuem para o efeito visua.




Móveis modulados

No projeto de 48 m², as arquitetas precisavam  garantir a existência de sala de estar e jantar, cozinha, quarto e sala de videogame em cômodos separados. Então elas apostaram no planejamento dos móveis, escolhidos a dedo. Na sala de estar e jantar, por exemplo, a mesa foi feita bem fina, encaixada na prateleira. De um lado dela, duas cadeiras, do outro, um banco com três assentos, para que possam ser recebidas visita.




Cozinha escondida

Este apartamento de 50 m² é praticamente apenas quarto e sala, integrados em um ambiente dividido por uma estante. Isso porque a cozinha fica escondida em uma cabine de portas sanfonadas. Quando está fora de uso, basta fechar as portas e pronto, nem parece que existe uma cozinha ao lado do home theater.





Sofá dupla face

No apartamento de 50 m², a designer de interiores quis que os ambientes da sala, apesar de integrados fossem definidos. Ela projetou um sofá com duas faces, uma virada para o home theater e outra para o estar, eliminando assim a necessidade de dois móveis diferentes que ocupariam mais espaço. E para que a cozinha não ficasse na boca da porta de entrada, ela fez ali um bar, que faz a transição entre sala e cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário