segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vistoria técnica para recebimento de apartamentos comprados na planta

Espero que essa matéria seja super útil pra todos! No dia da minha vistoria, vou imprimir e levar comigo pra não esquecer de nada!!
Abraço pessoal!!




Acredito que muitas pessoas tem dúvidas de como proceder uma vistoria quando recebem seus apartamentos comprados na planta. Ou ainda pior: pessoas assinam o recebimento e depois de se mudar é que se dão conta dos problemas que poderiam ter sido evitados com uma vistoria técnica, e terão então muitos gastos ou uma absurda dor de cabeça para exigir reparação. Mas então, quais são as coisas que devem ser observadas?

A. Caimento da água para ralos das áreas frias (cozinha, área de serviço, banheiros e varandas). No exemplo da foto abaixo, água empoçada no canto do box.
As áreas críticas são impermeabilizadas com manta asfáltica: varandas e box. Devem receber água em abundância para verificação.
Já as áreas frias internas comuns (cozinha, área de serviço, lavabo) devem possuir um caimento mínimo (0,5%) normatizado pela NBR9575.
Ou seja: É quase plano. Para verificação pode-se utilizar bolinhas de gude!





B. Nível do contrapiso - Levar mangueira de nível maior do que o comprimento da sala. Um desnível grande (aproximadamente 3 ou mais centímetros) será um problema enorme para assentar o piso, pior do que nivelar na massa (possível em desníveis pequenos), terá de ser refeito o contrapiso.
C. Checar altura das soleiras e baguetes - são peças em pedra bruta que fazem a divisão de ambientes no piso, se estiverem muito altas significa que haverá um degrau quando todo o piso estiver instalado.
D. Bater nos azulejos e pisos para ver se tem algum solto - Esta é uma tarefa chata, mas melhor ver piso solto agora do que ter que assentá-lo novamente depois da mudança!




Tem também o rejunte; deve estar bem feito. Quanto mais tempo se passar maior a diferença na cor depois. Quanto as peças de azulejo e piso, o ideal é marcar aquelas peças com defeito, ou pedir para o responsável pela vistoria (por parte da construtora) marcar.





E. Vedação das cubas e pias e tubulações - Dica: jogue água em tudo, veja se ela vai toda embora pelo ralo, sem empoçar, vazar
F. Caimento da água nas pias - faz parte da verificação anterior. As bancadas são praticamente planas, mas não devem empoçar junto as paredes (nos frontões); pois é possível que vazará por baixo e danificar os futuros armários (molhe por cima e passe a mão por baixo)
G. Vedação e condição dos metais - Torneiras abrem e fecham normalmente ou fica pingando? E nada de riscos nos cromados!





H. Empenamento de portas - verifique se estão planas. Madeira verde tende a entortar (mas demora, normalmente acontece depois das chaves na mão, tsc tsc).
I. Fechaduras - Abra e feche tudo. Aquilo que fizer barulho, tranco ou estiver meio travado deve ser corrigido!
J. Teste elétrico das tomadas - Essa é uma questão simples de ser resolvida: Leve uma lâmpada teste 220v e em duas pessoas verifique os interruptores. Cuidado apenas ao segurá-la para não levar choque! Alguns apartamentos não vem com toda a instalação pronta, então não irá adiantar muito já que terá que ter um eletricista ou maridão que saiba fazer a istalação!





K. Área comum, Hall social - Veja o estado dos Acabamentos, não deixe de reclamar de algo que não gostou.





N. Elevadores - Devem ser silenciosos sem trancos, e estar com acabamento em ordem. São terceirizados e normalmente não apresentam problemas, mas é bom verificar.

Os instrumentos necessários para estas verificações são muito simples:
Mangueira de Nível, trena, batedor de piso, balde (água e bolinhas de gude são ótimos para verificar caimento), lâmpada teste, máquina fotográfica para registrar tudo.
É necessário muita paciência e atenção aos detalhes.
Sugiro o acompanhamento de um profissional, pois além de mais gente para o trabalho facilitar o processo, ele já está habituado e verificará os eventuais problemas ao bater o olho.

10 comentários:

  1. Na prática, não tem muito o que fazer. É pegar ou largar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, do que o pessoal comenta em São Paulo dos apartamentos da PDG, tudo que é reclamado é marcado e trocado. Desde um acabamento mal feito, até um vidro trincado, eles arrumam tudo.

      Excluir
    2. atrasam as obras e ainda tem que depois refazer... é brincadeira...

      Excluir
  2. No Tulipas, na torre que está ficando pronta, bem lá da ponta, de longe, dá pra ver que algumas janelas estão tortas embaixo... de longe já dá pra ver.

    ResponderExcluir
  3. tu sabe dizer qual torre que é? eu vou lá no final de semana e tiro foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a bem da ponta é a torre 1 que tu diz?

      Excluir
    2. é a primeira ou segunda no sentido leste-oeste, ou seja, de cachoeirinha pra canoas, ehehhe, deu pra entender?

      Excluir
    3. O que está torto não é a janela em si, mas sim, o "espelho" onde é colocada a janela.

      Excluir
    4. sim, entendi. São as torres mais distantes do Hortênsias. Ou a primeira ou a seguda.

      Excluir
  4. Juro que eu procurei, mas não achei nada torto não.
    Abraço

    ResponderExcluir